top of page
Buscar
Foto do escritorClóvis Vervloet

Meditação: uma busca interior

Atualizado: 5 de nov. de 2017

Aprender a meditar e pacificar a mente é mais do que uma prática religiosa, é uma busca de contato com o ser interior e a libertação da inquietude psíquica e de seus sintomas ansiosos.


A prática da meditação esteve durante anos associada com a religião, mas, em função dos estudos realizados na atualidade, essa técnica deixou de pertencer somente ao âmbito religioso, migrando também para o da ciência.


O que é meditação?


A palavra “meditação” vem do latim “meditare” e significa “voltar‐se para o centro” ou “estar no centro”. Sendo também considerada como:

  • Um método para esvaziar a mente e buscar a sabedoria interior;

  • Um estado no qual a mente se concentra num único objeto;

  • Um estado de relaxamento que alivia o estresse e que é benéfico para a saúde física e psíquica;

  • Um estado de atenção plena que possibilita manter a mente naturalmente focada e consciente, vivenciando tudo que está acontecendo no momento presente.


"A meditação é um complexo processo mental envolvendo mudanças na cognição, percepção sensorial, afeto, hormônios e atividade autonômica. É usada extensamente na prática fisiológica e médica para gerenciar o estresse, bem como em uma variedade de desordens físicas e mentais". (Newberg A. B. - Medical Hypotheses. 2003 )

Para que meditar?

A finalidade da meditação é nos libertar do hábito da desatenção, ou seja, da tendência de estarmos desconectados do corpo, dos sentimentos e das verdadeiras motivações dos nossos atos.


Desse ponto de vista meditar não representa a aquisição de algo novo, mas um processo de descondicionamento, uma forma de corrigir a tendência da mente de ficar “vagueando” (macaquinhos pulando).


Ao invés de lutar para atingir um “estado particular”, permitimos que as atividades do corpo e da mente sigam seu fluxo natural enquanto ficamos progressivamente mais conscientes de nossas experiências internas.



Quais os efeitos da meditação?


O efeito imediato de uma prática de meditação bem feita é uma sensação de profundo descanso, semelhante a uma boa noite de sono;


Devido ao fato de ficarmos mais conscientes e centrados após uma meditação, outro grande benefício é uma melhora significativa da nossa performance física e mental.


Meditar permite que corpo e a mente experimentem um estado de coerência e tranquilidade, promovendo o auto crescimento (física, moral, social e espiritual);




28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page